sábado, 26 de abril de 2014

Mirage 250 Efi 2012 - Retificador e Bateria


Antes de iniciar, quero frisar que sou uma pessoa leiga em mecânica e que todas as informações contidas neste post são fruto de relatos e artigos encontrados na internet SEM PROCEDENCIA.

Caso o leitor encontre algum erro neste post, gostaria de contar com sua colaboração pedindo que me avise para que eu possa efetuar a(s) correção(ões) e juntos compartilharmos informações de qualidade que ajudarão outros proprietários.

Resumo

  • Ocorrência de problemas no retificador da mirage e de motos de grandes marcas
  • Tutorial explicativo específico que possibilita pessoas leigas em mecânica como eu, a fazer alguns testes para identificar de maneira preventiva, possíveis problemas de retificador e bateria.
  • Acessório para monitoramento de estado de bateria em TEMPO REAL.

Ocorrência de problemas no retificador da mirage e de motos de grandes marcas


Um problema comum na Mirage de TODOS os modelos, independente de ser carburada ou injeção é o problema no retificador.

Quando comprei a Mirage eu não sabia para que servia essa peça e fui na onda do vendedor que falou que a Mirage 2012 ja vinha com um retificador corrigido e que eu não teria problemas.

Hoje minha Mirage está com 5000km e eu ainda não tive problema nessa peça, mas nesse período ví alguns relatos de pessoas que adquiriram a Mirage do mesmo modelo que o meu e teve problema.

Diante desses relatos e também de ouvir frases do tipo "Mirageiro que não trocou o retificador não é mirageiro" decidi me preparar, comecei a fazer algumas pesquisas para entender a função do retificador e se existe algum modelo de melhor qualidade que não ocorra problemas, ou alguma forma de prevenção que minimize o risco de ser surpreendido por uma pane, pois meu maior receio é sofrer um acidente decorrente de uma pane em movimento.

Durante minhas pesquisas, descobri que problemas em retificadores não ocorrem somente nas mirages, no mercado existem relatos de marcas famosas com a ocorrência de problemas no retificador.

Algumas marcas que eu lembro neste momento são:

 -  Harley Davidson Fat Bob
 -  Suzuki Boulevard c1500
 -  Honda Falcon
 -  Honda CB 400
 -  Triumph


Baseado em relatos encontrados na internet, pode-se dizer de uma maneira MUITO resumida, que o retificador é um componente responsável por receber a energia ALTERNADA produzida pelo alternador e alterar sua corrente para continua carregando a bateria.

Para não ocorrer problemas de sobrecarga ou falta de carga, é muito importante que a bateria da moto quando ligada, seja carregada entre 13,5 volts e 15,0 volts. Qualquer valor fora desses limites causará problemas e além de te deixar na mão a sua bateria poderá ser danificada e inutilizada.

O grande problema da Mirage é que de uma hora para outra, o retificador começa a distribuir carga com valores fora desses limites e quando o motociclista percebe é tarde de mais.

No inicio encontrei muitos posts técnicos explicando como testar o retificador e o alternador, mas para eu que sou leigo, achei o procedimento complexo e pouco prático.

Recentemente assistindo alguns vídeos no youtube, encontrei o de um motociclista que explicava como utilizar o multímetro para testar o sistema de carga de uma cg, achei muito interessante pela facilidade e praticidade.

Como leigo eu não preciso saber se estou com problema no alternador ou no retificador, o que eu preciso saber é se meu sistema de carga está trabalhando corretamente, o dia que não estiver, uma vez ciente, levo a moto em um especialista que fará os testes e identificará a peça problemática.

Como acredito que exista muita gente leiga passando pelo mesmo "perrengue", resolvi escrever este post e compartilhar esta experiência.

Para realizar os testes descritos você precisará somente de um Multímetro Digital que custa uma média de R$25,00

Configurando o Multimetro para realização dos testes

IMPORTANTE: Para um teste confiável,  a bateria precisa deverá estar com carga total, do contrario os valores indicados no multimetro referente ao retificador não serão confiáveis.
Se você ficou muito tempo sem andar com a moto, antes de efetuar os testes, dê uma volta de alguns minutos mantendo a rotação acima dos 6000 giros para que a bateria seja carregada.

Configuração 1 (ilustrado em Azul na imagem do multimetro) 

Girar para a esquerda posicionando o botão central do multimetro em 20 no lado  DCV   ou

O número 20 significa a voltagem MÁXIMA do componente a ser testado, como a bateria da mirage é de 12 volts posicionamos o seletor em 20.

Muito cuidado, pois se posicionar o seletor a uma voltagem máxima inferior a 12 volts o multímetro poderá queimar.


Configuração 2 (ilustrado em Vermelho e Preto na Imagem do multimetro)

Plugar o fio vermelho no buraco do meio conforme mostra a Linha Vermelha na imagem do multímetro.

Plugar o fio preto no buraco de baixo conforme mostrado na Linha Preta na imagem do multímetro.




Efetuando medições


Verificando se a bateria está carregada.


Para verificar SOMENTE se a bateria está carregada, você não precisa ligar a moto, simplesmente encoste a ponta metálica do fio vermelho no polo da bateria positivo ilustrado em Vermelho na imagem e o fio preto no Negativo ilustrado em Verde na imagem e verifique o número exibido no Multímetro.

Se for exibido um valor entre 11.60 e 12.50 é bom dar uma ligada na moto e se possível dar até uma volta para carregar.


Observação:  Para quem não sabe, os pólos da bateria são os metais onde são presos os fios da bateria, se você tirar o banco da moto e verificar na região ilustrada em Verde e Vermelho encontrará um fio em cada polo ligado a bateria preso por um parafuso.



Testando o sistema de carga


Para verificar se o sistema de carga esta carregando a bateria adequadamente execute os seguintes passos:

1- Ligue a moto

2- Encoste a ponta metálica do fio vermelho nos polos da bateria, Positivo ilustrado em Vermelho na imagem e o fio preto no Negativo ilustrado em Verde na imagem, o número exibido no Multímetro deverá ser entre 13.50 até 15.00

3- De um jeito de manter as pontas metálicas dos fios do multímetro encostadas nos polos da bateria enquanto acelera a Mirage em 5000 giros. O número exibido no Multímetro deverá ser entre 13.50 até 15.00

Obs: Teste em outras faixas de rotações também, em 7000, 8000 e 9000 RPM, alguns reguladores paralelos em rotações altas deixam passar mais de 15.00v 



Para facilitar ainda mais a explicação, eu gravei um teste do sistema de carga que realizei na minha moto, 

Veja o video abaixo.








Acessório para monitoramento de estado da bateria em tempo real


Um participante de um forum de mirageiros que participo adquiriu um voltímetro semelhante ao da imagem abaixo, uma vez ligado aos polos da bateria, faz o monitoramento em tempo real indicando sobrecarga ou se a bateria está descarregada.

Esse participante ainda foi mais além e ao invés de instalar o acessório embaixo do banco, emendou um fio para fazer a extensão e instalou no painel para poder monitorar a bateria e o sistema de carga enquanto estiver em movimento.

Talvez para motociclistas com meu perfil que chegam a ficar de 1 a 2 semanas sem ligar a moto não seja uma boa pois como o acessório é instalado diretamente na bateria, mesmo a moto desligada, os leds continuam acessos consumindo um pouco de carga, mas para quem anda pelo menos 2 vezes na semana acho que vale a pena.






Espero que tenha gostado deste post, vou ficando por aqui, até o próximo.



2 comentários :

Unknown disse...

Olá amigo. Sou de Curitiba-Pr., meu nome é Gerson e fiquei muito animado com os seus relatos sobre a mirage 250. Sempre gostei de moto de velocidade, mas agora com os meus 60 anos resolvi experimentar uma custon e depois de muitas dúvidas optei pela mirage 250.Confesso que no começo foi mesmo pelo custoxbenefício, mas agora depois de ter testado a moto na estrada e mesmo no uso diário, fiquei muito contente com a aquisição. Aliado ao prazer de pilotar uma mirage 250, o que me deixou mais seguro foi o fato de ter tido a sorte de conhecer um mecânico aqui em Curitiba, que trabalha quase que exclusivamente em Kasinski, trata-se do Adriano da Motomix, que revisou a minha moto e me entregou uma máquina nova, o cara é bom mesmo. Também resolvi fazer por minha conta e risco duas modificações que deram ótimo resultado; minha moto é 2011, portanto injetada. Troquei o filtro original por um filtro esportivo e mudei o pinhão 14 para 15 dentes. A máquina melhorou muito. Ficou muito macia fácil de cambiar, não perdeu potência e ainda melhorou a final. No mais, agora é só curtir e aproveitar. Eu sei que é cedo, mas a impressão sobre a máquina até agora é a melhor possível, pena que a montagem no Brasil parou. Abraço a todos os mirageiros.

Lucas disse...

Obrigada pelas informações sobre baterias veiculares