sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mirage 250 EFI 2012 - Situação da Kasinski em 2014




Resumo

Neste post falarei dos seguintes assuntos:

  • Compilado de noticias sobre a Kasinski que saíram na net até fevereiro de 2014
  • Minhas opiniões particulares sobre a mirage 250 e sobre quem pensa em adquirir uma.
  • Links que encontrei na net onde usuários relataram ter comprado peças originais da Mirage 250
  • Links de peças de motos de outras marcas que servem na Mirage 250
  • Indicações de mecânicos que trabalham com Mirage/Comet 250 e 650



Compilado de noticias sobre a Kasinski que saíram na net até fevereiro de 2014


Acredito que este post será muito útil se você estiver pensando em adquirir uma moto Kasinski, pois neste post, será resumido tudo o que consegui levantar sobre a Kasinki neste ultimo ano, para que possa fazer uma compra consciente.

Este post também será útil se você for um proprietário Kasinski e não esteve acompanhando as notícias no ultimo ano.

O ano de 2013 foi de muita ansiedade para os proprietários de motos da marca Kasinski e para quem tinha a intenção de virar proprietário, começando no meio do ano passado quando os números de produção relatados no site da abraciclo pararam de ser atualizados.

No dia 05/06/2013 o site motonline.com.br publicou a noticia de que o TJ de São Paulo recebia o pedido de falência da Kasinski. (http://www.motonline.com.br/tj-de-sao-paulo-recebe-pedido-de-falencia-da-kasinski/)

Eu e também outros proprietários ficamos apreensivos, porém 1 semana depois, o motonline publica a noticia de que o processo que pedia a falência da Kasinski era extinto. (http://www.motonline.com.br/tj-de-sao-paulo-recebe-pedido-de-falencia-da-kasinski/)

Mas aquele ponto de interrogação continuava pois nós proprietarios, nesse período constatamos o fechamento de um número muito grande de concessionárias Kasinski, e as poucas que continuavam abertas não atendiam  garantia e a situação parecia muito esquisita.

Tudo ficou ainda mais nebuloso no dia 14/08/2013 quando foram publicadas notícias de que a Kasinski havia cancelado a participação do Salão Duas Rodas.

Durante o restante do ano de 2013 não se falou mais em kasinski, nenhuma noticia e nenhum lançamento 2014, as motos vendidas ainda eram e ainda são as 2012 modelo 2013.

Em 2014, baseado em relatos de vários fóruns e grupos do facebook, muitos proprietários já estavam convencidos de que a Kasinski iria fechar, até que uma concessionária de poços de caldas, (http://www.955veiculos.com.br/kasinski/) começou a participar de alguns grupos no facebook  de proprietários de motocicletas da marca e divulgou a informação de que haviam recebido muitas peças da fábrica.

Somente no dia 10/02/2014  tive conhecimento da primeira noticia referente a Kasinski, publicada pelo site http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/18969/motos-kasinski-atravessa-momento-ruim que falava do momento delicado que a empresa estava passando e da saída da Zongshen (Empresa Chinesa, Sócia Kasinski)

No dia 13/02/2014, o Valor econômico publica uma noticia onde o empresário Claudio Rosa busca uma saída para reerguer o negócio. Mais informações em http://www.valor.com.br/empresas/3428570/kasinski-negocia-com-novo-socio-para-sair-da-crise#ixzz2tCoZgjVe

Nesse mesmo dia  13/02/2014 a cbnfoz publica um AUDIO de uma entrevista com o Claudio Rosa falando sobre a entrada de um novo sócio. http://www.cbnfoz.com.br/editorial/foz-do-iguacu/entrevistas/13022014-91437-presidente-da-kasinski-fala-sobre-entrada-de-novo-socio

Ainda em 13/02/2014 a concessionária Cars Trucks Bikes publica no facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=100003048871165&ref=ts&fref=ts) uma carta enviada pela Kasinski  aos Concessionários.

Segue abaixo Carta na íntegra:


São Paulo, 13 de janeiro de 2014.

Prezado concessionário,

No último mês de dezembro estivemos reunidos e falei abertamente sobre a situação da companhia. No nosso encontro, citei a data de final de janeiro como tempo estimado para o encerramento das negociações para a entrada de um novo sócio investidor. Estamos no início de fevereiro e percebi que algumas matérias incorretas saíram na imprensa nos últimos dias. Por isso estamos conversando com os principais veículos do setor (matéria do jornal Valor Econômico em anexo) para passar a informação correta.
Gostaria de atualizá-los a respeito do andamento destas negociações.
Em primeiro lugar: O prazo. Com as festividades do Ano Novo chinês, por cerca de duas semanas os chineses paralisam os trabalhos e saem de férias. Por conta deste evento acabamos estendendo um pouco mais o prazo para a finalização das negociações.
Vale destacar também que as diferenças culturais e de entendimento dos chineses também contribuem para a morosidade do processo, uma vez que a velocidade asiática é bem menor do que estamos acostumados nas Américas e Europa.
Em segundo lugar acho muito importante explicar alguns detalhes sobre a negociação que está em andamento.
Trata-se de uma nova formatação para a Kasinski. Um fundo-investidor está diretamente empenhado nas tratativas finais com a Zongshen. Neste cenário, a Zongshen sai simplesmente da sociedade, mas continua como fornecedora de produtos e tecnologia para a Kasinski.
A própria Zongshen nestes últimos dois anos assumiu a dificuldade e a falta de experiência de gerir operações internacionalmente. Recentemente a chinesa deixou parcerias nos Estados Unidos e no Canadá.
Portanto, a notícia de que a Zongshen saiu do Brasil simplesmente não procede. Atualmente a empresa chinesa ainda continua como sócia e fornecedora da Kasinski. A partir da entrada do novo fundo-investidor, ela deixa de pertencer ao quadro societário e continuará apenas como nossa fornecedora de produtos e de tecnologia.
Vou posicioná-los conforme ocorram evoluções nas negociações.
Continuamos confiantes que o novo fundo-investidor e a Zongshen em breve encerrarão as tratativas.

Atenciosamente,
Claudio Rosa Junior
Presidente da Kasinski



No dia 14/02/2014 a motoonline e o site automotivebusiness também publicam noticias referente uma entrevista com Claudio Rosa com notícias animadoras.


Mesmo diante de entrevistas e noticias animadoras, no dia 17/02/2013 ao entrar em contato com a concessionária Ibirapuera Motos, fui informado de que estavam se desligando da Kasinski e que a Ibirapuera Motos não trabalhará mais com a marca.

Atualmente, para atender toda a cidade de São Paulo só existe a concessionária Star Motos e segundo o chefe de oficina a fila de espera gira em torno de 1 mês e meio.


Minhas Opiniões PARTICULARES

Minhas opiniões são baseadas no meu perfil, motociclistas com perfil diferente do meu talvez tenham outras opiniões.

Eu sou um profissional de informática que não entende NADA de mecânica e também não tenho tempo para ficar fuçando.

Adoro andar de moto e quando adquiri minha mirage 250, meu objetivo foi fazer viagens , curtir uma
estrada  nos fins de semana para eliminar o stress depois de uma semana dura  e só me preocupar com
manutenções  quando chegasse a hora de trocar o óleo, ajustar, lubrificar a corrente e fazer as revisões periódicas de acordo com o indicado no manual.

Meu objetivo teria sido alcançado, se não fosse as mancadas dos serviços prestados pelas autorizadas que passei.

A Mirage 250 é uma moto excelente,  possui um motor forte de 29 cavalos onde eu com 78 kilos mantenho na reta a velocidade de 120km/h com folga, nenhuma custom 250cc é assim, a horizon da dafra, segundo testes realizados por revistas conceituadas de motociclismo perde feio para a Mirage 250.

Infelizmente o calcanhar de Aquiles da Mirage na minha opinião foram os serviços prestados pelas autorizadas, em alguns casos por mecânicos despreparados em outros casos pela má qualidade devido a pressa em atender um número muito grande de motos.

Se você ler todos os posts desse blog, verá que todos os problemas exceto o do sensor de velocidade, ocorreram devido a erro das autorizadas, portanto não dá para falar mau da moto, pois até uma Harley Davidson dará problemas se  o serviço de manutenção realizado for de baixa qualidade e com erros.

Portanto, se o seu perfil for o de pessoas que não gostam de adquirir motos usadas, considere que se hoje (28/02/2014) você adquirir uma Mirage 250 0km, a chance de aparecer um probleminha nos primeiros 1000km é grande pelo seguinte motivo.

A mirage não é uma moto Kasinski, ela é uma moto Koreana da marca Hyosung que chegam no Brasil desmontadas, são montadas pela Kasinski em Manaus e ativadas pela autorizada que você adquirir

O que acontece é que muitas vezes as motos não são bem testadas e nem bem ativadas pelas autorizadas, e por esse motivo aparecem probleminhas durante os primeiros 1000km.

Portanto se hoje (28/02/2014) você adquirir uma Mirage 250 0km, tenha ciência disso e tenha ciência também de que para não perder a garantia, será obrigado a levar sua Mirage 250 a uma autorizada para fazer o reparo e que devido ao fechamento de VARIAS autorizadas no Brasil, o tempo de espera poderá ser muito grande.

Se você não se importar em adquirir uma mirage usada, neste momento talvez seja melhor negócio pois existem muitas mirages pouco rodadas custando 4mil ou 5 mil a menos que uma mirage nova  e acho que dificilmente uma mirage pouco rodada e de procedência dará algum problema que custará mais de 4 mil reais para arrumar.

Um problema comum que ocorre com as mirages, principalmente as injetadas, é o FAMOSO problema do retificador. Na maioria das vezes, de manhã quando vai ligar a moto não pega pela bateria estar descarregada, ou você está andando com a mirage e ela começa a falhar até que morre e não pega mais.
Você encontra nos fóruns específicos na internet vários tipos de soluções para que esse problema não ocorra.

Saiba que esse não é um problema exclusivo da Mirage, é comum esse problema em outras marcas de motos como a Honda Falcon, Suzuki Boulevard c1500, Suzuki GsX 650, Yamaha R1 e até Halley Davidson.  Você duvida? O google está ai para provar, faça uma pesquisa no google sobre ”problema retificador marca da moto” e verá.

Segue alguns links de relatos de proprietarios de motos de outras marcas com o mesmo problema

1- http://www.suzukionline.org/t7961-retificador-dl-1000-v-strom

2- http://getulliotambosi.blogspot.com.br/2010/09/boulevard-c1500-c90-mudanca-do.html?m=1

3- http://m.youtube.com/watch?v=9z0tyWKqBAs

4-  http://www.pequenasnotaveis.net/threads/46334-Problema-El%C3%A9trico-na-Falcon-oque-ser%C3%A1

5- http://www.triumph675.net/forum/showthread.php?t=16836

6- Vejam só este caso. Parece ate q estão falando da Mirage 250 efi http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=4379.0

7-Um proprietario de uma nova harley fat bob postou o seguinte texto no forum:


Baseado no histório de problemas em retificador de voltagem que as 2011 e 2012 estão dando, pode estar passando corrente a mais dele, por isso chutei sobrevoltagem.
abrax

Fonte: http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=1720.0

E esses foram só alguns exemplos

Mas tudo bem, então por que Kasinski tem uma fama ruim e as outras marcas não?

Na minha opinião, essa fama é exclusivamente por culpa das autorizadas pois o percentual de clientes que levam suas motos para a assistencia e o problema não é resolvido é maior entre os clientes Kasinski do que das outras marcas citadas.

Afinal, problema resolvido resulta em clientes felizes e satisfeitos

Pergunte a um proprietário Kasinski que possui um mecânico de confiança se ele está satisfeito com a moto. Eu já fiz isso, e todos com quem falei estão satisfeitos, pois os mecanicos de confiança fazem testes e encontram a causa do defeito e nao simplesmente trocam peças defeituosas

A atitude que tenho presenciado por todas as autorizadas que passei, seria semelhante a um medico receitar doril para um paciente que esta com dor de cabeça devido a um tumor escondido no cérebro. 



Peças

Uma grande preocupação quando uma empresa está na situação da Kasinski é com relação a peças. 

O que acontecerá se a Kasinski falir?

Se a Kasinski falir, no caso de acidentes, todos os proprietários poderão continuar importando peças através de sites específicos como:
1-  http://www.hyosungsource.com/index.php?main_page=index&cPath=71&zenid=hrv5ob5j6deaecbkrcbjuv3ng6

2- http://www.richardhyosunggvgt.com/gv125250accessories.htm

3- http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l2632.R2.TR5.TRC1.A0.H0.Xgv250&_nkw=gv250&_sacat=10063&_from=R40

4-  http://www.ragingparts.com/Hyosung-GV250-Aquila-Parts-s/252.htm

LEMBRE-SE a Mirage não é uma moto Kasinski e sim uma moto Hyosung que é fabricada e vendida em vários países, portanto SE a Kasinski falir, mas só SE falir pois ela continua sendo uma empresa ATIVA,   você não ficará sem peças.

No caso de peças mecânicas para manutenção, se você quiser pode também importa-las dos links citados anteriormente ou adquirir uma peça compatível pois praticamente todas as peças da mirage são compatíveis com peças de outras motos, segue alguns links com uma lista delas:



Mão de Obra

Todos sabemos que qualquer veículo com o tempo dá manutenção, e a grande preocupação hoje, de quem possui ou pensa em adquirir uma Mirage é se encontrarão mecânicos com expertise necessária para realizar todas as manutenções que forem necessárias.

Como não são todas as oficinas mecanicas que mexem com Kasinski, os motociclistas que possuem motos Kasinski e possuem mecanicos particulares de confiança resolveram fazer indicações de seus mecanicos através de grupos e/ou foruns na internet.

Todas as indicações estão sendo cadastradas neste mapa https://mapsengine.google.com/map/viewer?mid=zfVen4e-z7MU.k6XxpozKUAC8

Inclusive se você ja tiver uma moto Kasinski e tiver um bom mecanico de confiança, pedimos que faça uma indicação através deste link http://mecanicoskasinski.blogspot.com.br/2014/04/indique-uma-oficina-ou-mecanico-kasinski.html

Quanto mais oficinas mecânicas de qualidade forem divulgadas, menos preocupados ficarão os proprietários de motos kasinski e/ou quem pensa em ser.



Se você estava em duvida, espero que este post tenha lhe ajudado na sua decisão, independente de qual for a sua escolha, o objetivo é que ela seja CONSCIENTE.

Até o próximo post.



20 comentários :

Paulo Rogerio disse...

opa, ele tá vendendo o estoque, e depois babau...

Pode ser que outra montadora traga as Hyo da Coreia, mas a K, duvido muito.

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

É uma possibilidade...

Tinker disse...

Colega, ADOREI seu blog, to na busca da minha Mirage e seus posts foram esclarecedores, além de super divertidos, vc escreve muito bem !!!tava na dúvida entre uma 0km e uma usada, agora com certeza vou partir para uma usada com km baixo....
Não abandone o blog e conte mais sobre suas aventuras...

Abs,
Sara

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Olá Sara,

Fico feliz que tenha gostado.

O blog não está abandonado não hehehe

Estou meio atolado de serviço e por isso não tenho atualizado.

Em breve publicarei 2 artigos, um referente a troca de óleo, filtro que fiz e uma Chuva forte que peguei, e outro sobre uma viagem a Campos do Jordão.

Guilherme Scalise disse...

Olá colega,

Comprei em 26/09/2013 a mirage 250. Ano 2012, modelo 2013.
Queria a cor vermelha, igual a sua. após o pagamento fui informado que não tinha, optei por aceitar a cinza mesmo.
Se trata da minha primeira moto, utilizo ela muito pouco, para fim de semana mesmo. tenho o carro para uso geral.
a moto está com 72km.
tinha um problema onde a bateria descarregou mas aparenta ser por conta do car system. Depois de uma carga, funcionou normal.
eu optei por quebrar a garantia da concessionaria por conta do atendimento ruim.
levando no meu mecanico, a primeira coisa que ele fez foi reapertar a moto toda, ele reclamou bastante da montagem da moto pela cc. Eu escutava um barulho de balançar nela inteira quando andava. Ele apertou o sissybar (porque eu sozinho nao instalei muito bem e ficou solto). a moto tambem estava com o cabo do freio muito mal colocado. Ele até sem eu pedi, só reparei uns dias depois, aquele ferrinho que prende a placa da moto na moto foi envolvido por uma borrachinha preta e está imperceptivel.
muito bom o seu blog, está de parabens.

Obrigado,
Guilherme

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Olá Guilherme,

Agradeço o elogio.

Você fez a melhor coisa, levar num mecanico de confiança e pedir para ele dar uma revisada geral mesmo porque a Kasinski não está mais dando garantia.

Na minha moto eu desanimei no primeiro problema devido a um erro da Concessionária, instalaram a bobina do lado errado, mas depois me animei novamente e hoje com 5000km não tive mais problemas.

Vc montado na moto, do lado esquerdo tem uma plaquinha EFI com umas aberturas para entrada de ar, verifique com uma lanterna nessas aberturas se la dentro vc consegue ver uma bobina, se você não ver nada ali, a CC instalou a sua bobina do lado errado também.

O outro lado não recebe vento fazendo ela esquentar muito.

Um outro item que a mirage costuma dar problema é o RETIFICADOR, mas para vc não ficar na mão é simples.

Compre em uma loja de construção um multimetro que custa no maximo 25 reais.
Enquanto não publico o artigo falando do multimetro, assista uns videos no youtube de como utiliza-lo.

É muito simples e vc pode testar se sua bateria está sendo carregada corretamente toda a semana sem muito esforço.

Fazendo esse teste vc viaja tranquilo pois o dia que o retificador pifar, vc notará que a bateria não estará sendo carregada corretamente e levará em um mecanico antes que ela te deixe na mão.

Guilherme Scalise disse...

Olá,

verifiquei a entrada que voce disse onde deveria enxergar uma bobina. Eu vejo um cabo que se encaixa em uma especie de cilindro preto.

Essa parte do retificador eu acreditava que tinha sido alterada a partir de 2012. "correção dos problemas como CORROSÃO DA ECU, Desligamento automático problemas elétricos e de injeção." Isso persiste entao?

Uma coisa que reparei outro dia quando estava a lavando e tirei os bancos foi a escrita que a moto gira em torno de 1500rpm.
A minha eu reparei que fica em 2000rpm sempre. Pode ser um problema isso, será?

mais uma pergunta. Posso saber o seu nome? assim nao preciso ficar falando colega.

Abs,
Guilherme

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Com relação ao cabo que se encaixa em uma especie de cilindro preto, essa dai é a bobina. Se vc seguir o cabo verá que vai até o cilindro do motor. Pelo que descreveu a instalação está do lado correto.

Com relação ao retificador eu no inicio qdo comprei fui informado pelo vendedor que era de melhor qualidade, mas ja vi relatos de algumas mirages 2012 e 2013 que tiveram que trocar o retificador, diante disso o melhor é ficar atento.

Com relação a CORROSÃO DA ECU e desligamentos automáticos por conta da injeção eletrônica esses foram corrigidos.

O que pode acontecer é a moto desligar sozinha devido a um problema no sensor de pezinho, mas pode ser resolvido levando em uma oficina para desativa-lo.

Estou escrevendo um post sobre como fazer o teste para saber se ha algum problema no sistema de carga de bateria causado pelo retificador ou estator, é muito simples e qualquer pessoa consegue fazer mesmo sem ter a menor noção de mecanica.

Com relação aos 2000rpm acredito que seja somente regulagem. A minha ao ligar (FRIA) fica em torno de 2000rpm mas depois de uns 3 minutos ligada qdo ela da uma esquentada cai para 1600 rpm.

E para finalizar, meu nome é Alexandre heheheh

Unknown disse...

Gostei sobre o post falando sobre a situação da Kasinski. Assim posso decidir minha compra.

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Fico feliz que tenha gostado wellington

Unknown disse...

Boa tarde.
Grande blog em... estava meio desanimado com essa situação toda. Tenho uma Mirage 2012/2013 comprada em nov/2012. A Juliet como eu a chamo está com 26000km, até hoje não me deu dor de cabeça, agora que a relação está no estica/afrouxa, mas já estou dando uma pesquisada e parece não ser complicado de resolver, já que os mecânicos não demonstram boa vontade em resolver (mesmo pagando). Até o momento só manutenção preventiva. Estava pensando em vende-la, mas com o seu post fiquei mais animado, vou deixar a poeira baixar. A Juliet fica comigo por enquanto.
Abraço.

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Pois é, teve uma epoca que fiquei desanimado pois achei que ficaria sem peças e sem mecanicos.

Por sorte a comunidade é muito prestativa dando varias dicas de sites para fazer importação e ate indicando mão de obra.

Depois que fiquei sabendo de tudo isso, fiquei mais tranquilo e só voltarei a pensar em vende-la no segundo semestre do ano que vem para pegar uma moto de maior cilindrada.

BETO67 disse...

Parabéns Alexandre.
Sua iniciativa é perfeita.
Comprei minha Mirage há 3 meses sabendo de todos os problemas que podem acontecer e que terei que ter paciência em determinadas situações, porém fica claro que a moto é boa e que depende de uma preventiva cuidadosa e de ficar alerta. Tenho um Citroen C5 importado que a questão elétrica problemática é exatamente a mesma que a da Mirage, sendo que não posso contar também com o apoio das concessionárias devido ao preço abusivo e não pela inexistência (mesmo em São Paulo capital já não existe mais concessionárias Kasinski), ou seja, tem que ficar esperto, mas a relação custo benefício é extremamente vantajosa. Nunca teria dinheiro para comprar uma moto semelhante se não fosse a Mirage 250. A moto é ótima, linda e faz minha cabeça. Como a Mirage é na verdade a Aquila da Hyosung nunca haverá falta de peças (mercado livre, ebay)além das compatíveis pois a moto é baseada num projeto da Yamaha (foi o que eu lí) e com as dicas como no seu blog não faltará informação. Ainda acho que a Hyosung voltará ao Brasil exatamente como fez a KIA MOTORS que se retirou do mercado para retornar poucos anos depois em condições bem diferentes.
Sugiro montarmos um pequeno evento para agrupar tanta gente bacana que vejo no meio deste blog Mirage e nas páginas do facebook. Grande abraço e novamente parabéns pelo blogg.
Roberto Monfort
(Santo Amaro - São Paulo - SP)

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Verdade Roberto nessa faixa de preço só existe a mirage mesmo. É uma pena a situação da Kasinski. Torço para a hyosung um dia vir para o Brasil

Prof. Yuri Almeida disse...

Estamos em meados de 2014. Alguma notícia sobre as negociações da Kasinski e sua situação? Voltaram a fabricar as Mirages?
Obrigado e parabéns pelo blog.

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Infelizmente, depois de abril so silêncio, o engraçado é q ainda vendem as motos e falam q com 3 anos de garantia mas experimenta levar sua moto em uma das poucaa autorizadas q sobraram para ver se consegue atendimento em garantia

Prof. Yuri Almeida disse...

Por isso desencanei de comprar Kasinski.

Professor Marcos Silva Vieira - Alvorada - RS disse...

Boa tarde. Hoje li sobre a kasinski. Comprei uma agora em 09/12/2015, uma 2010 injetada, ainda com bateria e relações originais.
Comprei com 22.00km e até o dia de hoje rodei mais de 6.000km, estando agora com quase 29.000.
Como meu estilo é custom (piloto desde meus 14 anos e nunca gostei de esportivas), comprei a moto mesmo depois de diversas opiniões (tanto a favor como contra).
Posso dizer que já fiz viagens com mais de 250km sem precisar parar, devido ao conforto (posição de pilotagem e banco - tenho pouco mais de 70kg)e, a economia (31km/l estrada).
Os unicos problemas relatados até agora, foram a troca da relação (corrente, coroa e pinhão) e bateria (a original ainda estava nela), fora isto, gostei da aquisição, sem arrependimento. meu mecânico aqui em Porto Alegre, já usou várias peças ditas "alternativas", mas, quando olhamos o fabricante, notamos que são as mesmas de outras motocilcetas (tirando painel e algumas coisas específicas, o restante se adapta a qqr outra mecânica ou elétrica).
Bom passei apenas para dar o meu aval, espero que um dia a marca retorne ao brasil.
Abs

Prof. Yuri Almeida disse...

Prof. Marcos, tomara que a marca retorne mesmo ao Brasil, mas não como Kasinski, para ter mais credibilidade. Um abraço.

Unknown disse...

Professor Marcos aonde você levou a moto em porto alegre? Tenho uma mirage 2010 e está desligando sozinha, fui ver o pezinho o antigo dono já tinha desligado, fui ver o sensor de tombamento também já estava desligado, agora não sei aonde mandar ela